Sem categoria

Estilo Provençal

Estilo Provençal

O nome vem de Provença, uma região do sul da França considerada interiorana. A decoração neste estilo é uma mistura de rústico e sofisticado, sublime e camponês e, atualmente, virou tendência entre os apaixonados pela cultura francesa.

Geralmente as cores claras e quentes, como o bege, por exemplo, predominam nesse estilo de decoração, deixando a sua casa com aparência acolhedora e extremamente confortável.

É um tipo de decoração bem adequado para pequenos ambientes. Pode ser uma alternativa mais econômica para execução do projeto, pois trabalha, por exemplo, com madeira de demolição, um material que pode ser encontrado em pontas de estoque, com preços muito acessíveis. Além disso, é possível transformar móveis e objetos antigos em novos itens de decoração, sem perder o charme e essência do estilo provençal.

Confira dicas para aplicar este estilo em sua casa:

Capriche na escolha dos móveis

 

Móveis antigos, com pintura pátina, tons claros e com detalhes em marcenaria trazem a sensação de aconchego e delicadeza. Esse elemento pode ser incorporado de vários formas: é possível repaginar um móvel velho, dando a ele um aspecto retrô, e é possível comprar um móvel novo inspirado em modelos antigos.

Lustres e pendentes

 

Os lustres e pendentes são objetos muito associados aos palácios franceses e por isso se fazem sempre presentes no estilo provençal. São itens elegantes e sofisticados para decorar quartos e salas e além disso, colaboram para ambientes claros e iluminados.

Dos campos para dentro de casa

 

Quando o estilo provençal surgiu (direto da casa dos camponeses), as flores eram itens de fácil acesso aos camponeses e por isso estavam sempre presentes em seus lares. Então, incorporar as flores com a intenção de adicionar delicadeza e romantismo à decoração é uma ótima dica. Se você não tem o hábito de cultivar flores em casa, pode incorporá-las de formas menos literais aos seus ambientes:  através do uso de papéis de parede, quadros com imagens de flores, revestimentos nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas, por exemplo.

Outra dica é fazer pequenos sachês de lavanda ou águas perfumadas e espalhar por toda a casa, assim conseguirá trazer o cheirinho campestre e perfumar a sua residência com o tradicional aroma da cidade de Provença.

Paredes provençais

 

A técnica mais simples para seguir o estilo nas paredes de casa é manter uma paleta de poucas cores — duas ou três — entretanto, com a liberdade de variar as tonalidades.  Conforme já sugerimos no item anterior, vale investir em papéis de parede, quadros com molduras antigas e fotos com filtro vintage para deixar as paredes com uma aparência originalmente provençal, etc.

Outra dica bacana é investir em espelhos. Além de serem objetos muito úteis no dia a dia, aqui ele serve para decorar as paredes. Porém, preste atenção nas molduras. Com as mais delicadas, incorpora-se a vertente romântica; com molduras envelhecidas, traz-se o rústico; e com molduras clássicas, o sofisticado se faz presente.

Delicadeza nos detalhes

 

Não é nenhum segredo que aplicar a delicadeza nos mínimos detalhes é o grande segredo para se ter em casa uma decoração genuína. No que toca ao estilo provençal, os quadros antigos, lustres e abajures, cortinas estampadas e elementos retrô atribuem aos espaços uma decoração autêntica.

Para complementar o estilo do seu lar com elegância e conforto, uma boa pedida é dar uma conferida nas lareiras a álcool ou a gás que a ZART oferece. Venha conhecer e se apaixonar pelo conforto da automatização!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>