Sem categoria

Conceito Aberto

Conceito Aberto

A arquitetura de conceito aberto vem cada vez mais conquistando ambientes e corações de profissionais e amantes do planejamento de interiores. Apesar de poder ser aplicada de forma maravilhosa em estruturas pré-existentes, é nas plantas novas que esta técnica oferece o seu maior potencial. Idealizar uma habitação do zero com conceito aberto em mente abre um universo de possibilidades e garante um projeto extremamente personalizado para o cliente, que tem liberdade para acomodar os aposentos que desejar em uma variedade de espaços.

Além da versatilidade estrutural, o conceito aberto também oferece infinitas possibilidades de decoração e disposição dos elementos que separam ambientes. É o estilo ideal para os inquietos que só encontram conforto na mudança constante. Mais uma vantagem desta técnica é a simplicidade. Não apenas uma simplicidade visual, ou fluidez na movimentação, mas também nos processos da casa. Muitas das complicações que surgem no momento da reforma são evitados pela ausência de paredes — seja por função estrutural, ou por questões atreladas à fiação e encanamento.

 

Cozinha Americana X Cozinha Integrada

 

            Um elemento bastante conhecido do conceito aberto é a cozinha americana. Esse tipo de organização dos aposentos é caracterizado por uma ampliação da visibilidade que se tem da cozinha a partir da sala e vice-versa. Os cômodos são separados por uma meia parede que, geralmente, funciona como bancada para preparar comida e fazer pequenas refeições.

A cozinha integrada, por outro lado, faz jus ao conceito aberto e costuma ser idealizada desde a planta. Basicamente, ela não tem paredes. Nem uma parede, nem meia parede, nem um quarto de parede. Nenhuma. O que divide a cozinha do estar é uma mesa de jantar — presa ao chão, ou até mesmo solta —, ou um móvel-ilha para aqueles que preferem ter mais espaço para armários.

 

Luz Natural

 

            Por mais que os projetos de iluminação artificial tenham evoluído ao longo dos anos, a luz do sol ainda é a melhor da qual dispomos. Ser gratuita é apenas um dos aspectos positivos dessa fonte, mas pode ter um efeito oposto no caso de um projeto mal planejado. É muito comum que edifícios maiores tenham grandes janelas tapadas sempre por cortinas ou persianas para evitar o calor. Dessa forma, gasta-se duas vezes com energia elétrica: para iluminar com fontes artificiais e para climatizar os ambientes com ar condicionado. Ambientes amplos com grandes aberturas propiciam a circulação de ar e a incidência de raios solares. Para aproveitar a iluminação natural em seus aspectos estéticos, financeiros e ecológicos, deve-se apostar na incidência indireta de luz. Dois elementos recorrentes da arquitetura moderna brasileira que têm esse objetivo são o cobogó e o quebra luz. Para compor um ambiente de conceito aberto e aproveitar os recursos da natureza, vale a pena conferir todos os tipos de solução das quais dispomos e entender qual se encaixa melhor no seu projeto!

 

Já decidiu como organizar os ambientes do seu conceito aberto? Aqui na ZART, você encontra os painéis decorativos mais elegantes! Além disso, pode contar com os nossos cobogós e sistemas automatizados de cortinas e persianas para aproveitar o melhor da iluminação natural. Venha conferir o nosso showroom e descubra as melhores alternativas de decoração da sua casa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>